Em 21 de março de 2016 foi comemorada esta data, instituída pela AIC (Association Internationale de la Couleur). A ProCor celebrou o dia em um evento realizado no auditório da FIESP, com a participação de 105 profissionais, estudantes e empresas.
O evento contou com patrocínio da LECHLER DO BRASIL, S.A, empresa associada a ProCor, e apoio do SITIVESP, da ABRAFATI, da ADESP, ABA, CORALIS e SENAI-SP Editora.
A presidente da ProCor, Profa. Dra. Paula Csillag, abriu o evento apresentando a entidade e a comemoração do Dia Internacional da Cor. Segundo ela, esse tipo de evento potencializa sinergias e parcerias, promovendo a interação academia/indústria. Profa. Paula ressaltou o histórico da entidade junto com o SITIVESP, que acolheu nas suas dependências, desde a sua inauguração, a sede da entidade.
A abertura do evento contou ainda com a presença do presidente Executivo do SITIVESP, Sr. Antonio Carlos de Oliveira, que falou sobre a importância da cor no setor de tintas. Na sequência, o presidente da ABRAFATI, Sr. Dilson Ferreira, comentou a parceria ABRAFATI/PROCOR que já dura 10 anos.
Dando início aos trabalhos, o representante da Lechler, Dr. Alberto Galbiati, empresa italiana que está chegando ao Brasil, apresentou o tema Color Design: Cores de Tendências nas Paisagens Domésticas. Dr. Alberto apresentou uma rica palestra sobre harmonização de cores nos ambientes e objetos, levando-se em conta a relatividade da cor, um nítido legado da escola europeia Bauhaus de Albers e Itten. Dr. Alberto explicou o Projeto Color Design, fez demonstrações e fez uma rica explanação sobre os ciclos das tendências de cores, por exemplo, apresentando os fundamentos para previsão dos acabamentos nos próximos anos, com os detalhes do programa Color Trend Habitat.
A segunda palestra foi proferia por Sr. Pedro Gargalaca, da Coralis, que apresentou o tema: ” Novidades em Tecnologias para Simulação Virtual de Cores”. Ele explicou as novas formas de captura de cor por dispositivos, inclusive celular, como estas formas de captura permitem facilidades novas, como por exemplo, o cálculo de formação tintométrica no ponto de venda.
De acordo com os organizadores o evento foi um sucesso, possibilitando interação de conhecimento, networking entre as pessoas e sinergias produtivas para todos.
Autoria: Profa. Dra. Paula Csillag