Esta edição da Revista Laika, republicada na Revista da Associação Pró-Cor do Brasil, apresenta um dossiê sobre a cor na imagem em movimento, tema que paulatinamente vem tomando dimensão nos estudos cinematográficos. Os artigos apresentados fazem parte de um recente panorama de pesquisa, que desde os anos 2000 tem se firmado como uma linha teórica. Colóquios, conferências e publicações procuram problematizar a questão da cor nas imagens em movimento e cujos resultados podem ser constatados em estudos realizados em âmbito francês, anglo-saxão e também brasileiro.
Por esse motivo, o dossiê sobre a cor no cinema e no audiovisual visa apresentar ao leitor brasileiro não apenas alguns dos principais estudiosos sobre o tema, como também retificar o valor da pesquisa desenvolvida no Brasil. Desta forma e através da exposição de artigos de abordagens heterogêneas é que a cor no cinema se revela como um extenso campo de pesquisa, cujas capacidades estão distantes de serem cessadas.
Para esta edição, foram reunidos textos dos autores Richard Misek (“A Cor Digital”), Sarah Street (“Consciência das Cores: Natalie Kalmus e o Technicolor na Grã-Bretanha”), Paul Coates (“Colorido e/como Monocromático”), Lenice Barbosa (“Cor-Tempo, Imagem-Movimento”), Susana Dobal (“Kieslowski, Jarman e Klein: Variações em torno do Azul”) e Natália de Castro Soares (“Relações Sinestésicas entre Imagem e Som, entre Cor e Som e Alguns Exemplos no Cinema Silencioso”).
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