Em 23 de setembro de 2022 foi comemorado o Dia Brasileiro da Cor, data esta instituída pela ProCor em contato com o Sr. Bruno Covas, mediante a Lei Nº 14.913. A ProCor celebrou o dia, em um evento on-line e com muito sucesso, tendo 118 inscritos! Os palestrantes falaram via zoom e foi criado um link de youtube para salvar a transmissão. Tivemos a participação de fabricantes de tintas, fornecedores de soluções para cores, arquitetos, decoradores, designers de interiores e especialistas do meio acadêmico.
O evento contou com o precioso patrocínio de empresas associadas da ProCor: COLORMIX, DATACOLOR, LECHLER DO BRASIL S.A, LUKSCOLOR TINTAS, NCS, RENNER SAYERLACK, SHERWIN WILLIAMS TINTAS e SINTEGLAS ACRÍLICOS E COLAS ESPECIAIS e 2AGOVONI, empresas estas que honramos muito! O evento teve apoio dos parceiros da ProCor, ABA, ABRAFATI, AGNELO EDITORA, JORNAL DO PINTOR, MORRELL EDITORA, PAINT & PINTURA, SHOW DO PINTOR, SITIVESP e TINTAS E VERNIZES.
A abertura do evento contou com a honrosa presença e palavras do Presidente Executivo do Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo (SITIVESP), Sr. Paulo Cesar de Aguiar. Na sequência da abertura, o evento contou com a honrosa presença e palavras do Presidente-Executivo da ABRAFATI, Sr. Luiz Cornacchioni. A Presidente da ProCor, Profa. Dra. Paula Csillag, apresentou a entidade e a comemoração do Dia Brasileiro da Cor. Segundo ela, esse tipo de evento potencializa sinergias e parcerias, promovendo a interação academia|indústria. A Vice-Presidente da ProCor, Patrícia Fecci, apresentou a palestrante do dia.
Após a abertura, houve a palestra principal, de Francesca Valan, com o tema, “Sustentabilidade Cromática: Uma Nova Abordagem para o Design de Cores”. Francesca Valan é designer industrial, especializada no design de cores, materiais e acabamentos (CMF Design). Graduou-se em Desenho Industrial no Istituto Europeo del Design – IED em Milão em 1989 e recebeu seu mestrado em Qualidade de Superfícies em 1990. Vive e trabalha em Milão, onde em 1998 fundou seu próprio estúdio. Como Designer Industrial, a sua atividade consiste em definir a Identidade do Produto. Ela desenvolveu um método de previsão de tendências baseado na análise histórica e estatística de cor por setor de mercado, que explora a periodicidade das preferências de cor e a duração dos ciclos por tipo de produto. Seus projetos de CMF variam de elevadores a móveis de escritório, de eletrodomésticos a artigos esportivos, canetas, óculos, portas de segurança, iates etc. Ela colaborou com De Longhi Group, Lechler, Samsung, LEGO, LG, Hitachi, Olivetti, Atomic, Techogym , Fila, Campari, Oikos Veneza, Brembo, Gessi, Beneteau, entre outros. Ela leciona em muitas universidades e centros de pesquisa na Itália e no exterior e colabora com importantes estúdios de design e arquitetura. Seus trabalhos são publicados em revistas de arquitetura e design e livros nacionais e internacionais.
Após a palestra, houve uma apresentação sobre a participação da ProCor no AIC2022, com a associada Ana Laura Alves. Na sequência, houve o Painel de Comunicações Acadêmicas sobre Cor, com a apresentação dos associados Ana Laura Alves, Danni Couto e Pablo Manye. Em seguida, houve o painel de Projetos de Associados com a apresentação do associado Leôncio Pedrosa.
Houve também o Painel das Empresas Patrocinadoras da ProCor. Neste painel, cada uma das empresas teve 10 minutos para fazer uma apresentação contando novidades e tendências oferecidas por sua empresa. Em ordem alfabética, fizeram apresentações, os representantes das empresas COLORMIX, DATACOLOR, LECHLER DO BRASIL S.A, LUKSCOLOR TINTAS, NCS, SHERWIN WILLIAMS TINTAS e SINTEGLAS ACRÍLICOS E COLAS ESPECIAIS.
Ao final, os participantes puderam fazer perguntas e fizeram vários elogios ao evento!
Para quem perdeu, segue o link do youtube com o evento na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=Q0BsLQM63vo
Acesse aqui o convite que muda de cor! https://procor.org.br/_e-mkt/2022_DiaBrasileiroDaCor/
Todas as pessoas divulgadas deram permissão de divulgação de imagem.
Gostaria de saber se as tonalidades de cinzas são consideradas cores neutras na construção civil ou decorativa